Situações em que é possível ter duas aposentadorias
Embora muita gente não saiba, é possível ter duas aposentadorias ao mesmo tempo. Mas, claro, há alguns requisitos para que isso aconteça.
Para que você consiga ter acesso a duas aposentadorias, a principal regra é que cada um desses benefícios venha de regimes previdenciários distintos. Os servidores públicos, por exemplo, podem se aposentar tanto pelo regime geral do INSS quanto pelo regime próprio, pelo estado ou município.
No caso de pessoas que trabalharam no exterior, isso também pode acontecer, afinal, o Brasil possui determinado regime de previdência, enquanto outros países também possuem os regimes de previdência próprios. Ao cumprir com os requisitos e regras de cada regime, é possível ter acesso a duas aposentadorias e receber os benefícios.
Mas, atenção! Não é possível ter acesso a duas aposentadorias dentro do mesmo regime, ou seja, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), afinal, estamos tratando apenas de um regime previdenciário.
As pessoas que trabalham em dois locais diferentes, como em empresas privadas e sendo contribuintes individuais, também não conseguem dois benefícios, pois são trabalhos concomitantes.
Mas, nesses casos, o tempo de contribuição que for exercido nos dois trabalhos concomitantes, ou mais, não são calculados em dobro. O que acontece é apenas a soma de todos os recolhimentos que são feitos.
Em resumo, você apenas consegue ter acesso a dois benefícios ao mesmo tempo caso esteja vinculado também a dois regimes previdenciários diferentes. Mas, muitas pessoas não sabem sobre essa possibilidade, e podem acabar perdendo a oportunidade de conseguir duas aposentadorias por falta de conhecimento.
Com informações: Empresta
47 3422-4222
#AtivaContabilidade #escritoriodecontabilidade #joinville #MPE #contabilidade #ativacontabilidade #organizaçaoativa #MEI