Qual o momento certo de fazer um empréstimo empresarial?
Falta de capital de giro, desejo de abrir uma filial ou investimentos em inovação para ganhar espaço no mercado são bons motivos para uma empresa buscar um empréstimo. O empréstimo pode ser um grande facilitador para a empresa, porém, podem trazer dificuldades caso seja obtido em uma situação inoportuna.
Seja por falta de experiência ou de informação, muitos empreendedores pegam empréstimos pelas razões erradas e se complicam!
Mas, qual é o momento certo para pedir um empréstimo? O primeiro passo é analisar os motivos para a solicitação do crédito. Elaborar um plano de ação para saber onde o dinheiro será usado e estabeleça um controle rígido para ele não escoe para outras áreas.
Depois, avalie as condições para pagar o empréstimo, vendo de forma clara e realista as condições financeiras da sua empresa.
Clara que todo empreendedor tem como objetivo fazer o próprio negócio crescer. No entanto, para que esse crescimento aconteça de forma apropriada, é necessário criar estratégias eficientes para garantir a manutenção dos bons resultados durante a jornada — o que exige capital. Esse, portanto, é um caso em que vale a pena avaliar a possibilidade de adquirir um empréstimo.
Independente do motivo, solicitar uma linha de crédito para a sua empresa pode ser uma manobra delicada que requer atenção. Se a sua despesa está sendo maior do que a receita ou se a receita da sua empresa está aumentando, mas o seu lucro continua o mesmo, isso significa que algo não está indo bem no seu negócio. Nesse tipo de situação, correr para o empréstimo para “tapar” essas falhas, pode gerar um prejuízo maior ainda. O indicado é contratar uma consultoria especializada com habilidade para identificar onde está a falha, antes de contratar um crédito.
Fonte: Ampulheta Gestão