Quais são os tipos de salários e remunerações?
Você conhece os vários tipos de salários e remunerações existentes? Segue uma lista para você entender um pouco sobre cada um deles:
Tipos de salário
Salário mínimo
É o salário estabelecido pelo governo como o mínimo valor que uma empresa pode pagar a um colaborador que cumpre 220 horas mensais de trabalho. Todos os anos o salário deve e pode sofrer ajustes sendo considerado o custo de vida da população.
Piso salarial
É a média estabelecida por cada cargo e o considerado justo em função das atividades a serem exercidas pelo colaborador. O piso salarial é definido por lei e também pelo senso comum. Existe o piso salarial para cada profissão.
Salário Profissional
É o salário mínimo que pode ser oferecido para profissionais de determinadas áreas. Esse tipo de salário é estabelecido por um sindicato de classe e também por uma convenção coletiva.
Salário base
É o salário definido dentro do contrato de trabalho sem acréscimos ou valores adicionais. Esse salário é fixo e se torna vigente enquanto o contrato de trabalho estiver em andamento.
Salário bruto
É o salário fixo que é definido para o colaborador receber, mas antes de ser cobrada as taxas do INSS e imposto de renda.
Salário líquido
É o valor final recebido pelo colaborador após os descontos do INSS e imposto de renda. É o que de fato o funcionário vai receber no final do mês, de acordo com o estabelecido em contrato.
Além dos tipos de salário, existem os tipos de remuneração. Veja:
Remuneração por habilidades
É a remuneração feita de acordo com o que o colaborador faz dentro da empresa, isto é, ele recebe a partir do quanto demonstra ter conhecimento e habilidades.
Remuneração funcional
É o tipo de remuneração mais comum. A remuneração funcional é definida pelo plano de cargos da empresa e atua de acordo com cada função dentro do negócio. Nela, todas as responsabilidades e atividades a serem realizadas são pré-definidas.
Remuneração variável
Depende do desempenho do funcionário e da sua produtividade ao longo do mês. Na remuneração variável o dinheiro recebido equivale ao que foi feito pelo funcionário.
Salário indireto
São benefícios que complementam a remuneração do funcionário. Estes podem ser: vale transporte, plano de saúde, vale alimentação, entre outros.
Comissões e premiações
É um tipo de remuneração variável que depende também do colaborador. Nas comissões e premiações uma parte do lucro dos resultados obtidos pelo funcionário são destinados a ele mesmo. Assim como no caso de vendas extraordinárias.
Remuneração por competências
É variável e definida pelas competências de um determinado funcionário para desempenhar a sua função. Por exemplo, se é um requisito saber falar inglês, o colaborador que souber falar vai receber mais do que um que não sabe e desempenha o mesmo cargo.
Com informações: RH Portal