O que é conciliação bancária?
A conciliação bancária é uma das ferramentas indispensáveis para a gestão financeira de qualquer empresa, independente de seu porte. Mas, o que é conciliação bancária? É o processo que consiste na comparação entre o extrato bancário com as informações de controle financeiro interno de uma empresa.
É a partir da conciliação que o empreendedor coloca lado a lado as despesas, recebimentos e o saldo disponível, conferindo se as manifestações previstas foram realizadas e se os resultados apresentam ou não divergências.
Monitorar o dinheiro das vendas via cartões e boletos é a razão mais óbvia para fazer a conciliação bancária rotineiramente. Mas ela também é importante para saber se não houve fraudes internas – dinheiro depositado a menos – ou cheques recebidos como pagamento não descontados.
É a partir da conciliação bancária que as possíveis inconsistências são percebidas. Ao mesmo tempo, se o fluxo dos registros de entradas e saídas apresenta erros, tal defasagem pode induzir o gestor ao erro, chegando a resultados diferentes dos reais. Nunca é demais lembrar que equívocos no fluxo de caixa podem levar à tomada de decisões prejudiciais ao futuro do negócio.
Para empreendedores iniciantes ou que nunca tiveram contato com esse tipo de solução, uma boa maneira de começar a realizar a conciliação bancária é a partir de uma planilha. Vale usar um modelo criado no programa Excel, por exemplo, preenchendo os campos de acordo com as suas informações.
Com informações: Conta Azul