Entenda a diferença entre periculosidade e insalubridade
A insalubridade e a periculosidade são conceitos que podem confundir. Vamos entender as diferenças entre eles:
A insalubridade pode ser entendida como um risco mais brando à saúde do colaborador. Neste caso, o trabalhador é exposto a riscos que tendem a apresentar efeitos a médio e longo prazos, em ambientes prejudiciais à saúde humana, como ruídos, calor ou frio em excesso, agentes químicos, agentes biológicos e vibrações. Sua saúde é afetada gradativamente, causando danos com os quais terá que lidar por longos anos no futuro.
Já a periculosidade é caracterizada como um risco mais intenso à vida do profissional. O risco à saúde é imediato, com o perigo de causar a morte do trabalhador. O tempo de exposição não é levado em consideração, já que apenas um segundo que o profissional seja submetido a essas condições (ambientes com explosivos, inflamáveis, trabalhos que envolvam motocicletas e energia elétrica, por exemplo), pode fazer com que ele corra risco de vida.
Os adicionais de insalubridade e periculosidade são direitos garantidos a todos os profissionais que desempenham quaisquer profissões consideradas como de risco à saúde ou vida.
47 3422-4222