Problemas de saúde mental lideram lista de acidentes de trabalho
Problemas de saúde mental, como estresse e ansiedade, são agora os mais comuns no local de trabalho, representando 52% de todos os casos de lesões ou doenças no ambiente profissional. É o que mostra um novo estudo da Atticus, empresa americana de advocacia que apoia pessoas a buscar ajuda do governo e de seguros.
s dados são de entrevistas com 1.000 pessoas nos EUA, além de números recentes da agência de Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas do país e do Google Trends, mas os problemas de saúde mental afetam profissionais de todo o mundo.
Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido a problemas de saúde mental, que custam à economia global cerca de US$ 1 trilhão, segundo a Organização Internacional do Trabalho.
No Brasil, transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento, segundo Tânia Maria de Araújo, pesquisadora da UEFS. A preocupação dos brasileiros com o bem-estar mental quase triplicou em quatro anos, segundo pesquisa da Ipsos. Divulgado em outubro de 2022, o levantamento mostra que 49% das pessoas apresentam sintomas de ansiedade e depressão. E o trabalho pode ser um dos gatilhos para isso. (Fonte: Forbes)