ARTIGO: Gestão da Atividade Secundária
Consideramos que a gestão das corporações está focada no relacionamento com o cliente.Isso quer dizer que a principal preocupação da empresa é a gestão de produtos e serviços que atendam necessidades e expectativas de seus clientes.
A isso chamamos “Gestão da Atividade Fim” e envolve produtos e serviços aos clientes.Mas sabemos que para existência e sucesso de uma empresa, são necessárias muitas atividades secundárias, como realizar cobranças, pagamentos, contratar e treinar pessoas e outras ações, frequentes ou não. A essas atividades chamamos de “Atividades Meio”, pois fornecem os meios necessários para que atividade “Fim” aconteça de maneira satisfatória.
Imagine agora uma microempresa ou uma empresa de porte pequeno ou médio que precisa desses setores de atividades Fim e Meio funcionando por completo.São custos fixos com equipamentos, espaço, pessoas em número suficiente, treinadas, auditadas e motivadas para que a qualidade seja exemplar, além da gestão diária dos processos.
Quando falamos em Gestão da Atividade Secundária, nos referimos a terceirização de parte das atividades secundárias para uma empresa especializada que realizará e supervisionará as tarefas diariamente. Ou seja, toda a estrutura e altos custos fixos sob responsabilidade de uma empresa habilitada com equipe própria e capacitada, desempenhando atividades alinhadas com a gestão da empresa contratante.
Existem variados nomes para esse tipo de serviço:B.P.O. – Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócios), ou simplesmente terceirização dos serviços secundários.Essa prática de terceirização ainda é um conceito pouco utilizado nas empresas brasileiras, normalmente é visto em empresas de maior porte.
Acreditamos que empresas de micro, pequeno e médio porte podem e devem considerar a possibilidade prática dessa modalidade de negócio, justificado pelo fato de que, além da redução dos custos fixos, poderá focar na atividade fim, seu “core business”, a dedicação ao principal negócio da empresa já que o mercado exige atualizações constantes e atenção total ao cliente.
Pois bem, se você é empresário e nunca considerou essa possibilidade de terceirizar parte das atividades secundárias, então acreditamos que esse é o momento de incluir esse estudo.
Sucesso a todos!
Gil (Gilnei Gibeili)
Consultor Empresarial
Ativa Consultoria e Capacitação Empresarial